terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA

MATÉRIA DO 1º AO 3º ANO


ANAMNESE


Podemos dizer que o processo de avaliação física inicia pela anamnese, pois é nesse momento que o avaliador começa a “saber mais” a respeito do avaliado e, por isso, é necessário para obter o máximo de informações possível para a realização dos testes e para a própria prescrição dos exercícios físicos.  É uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
Devem constar da anamnese informações sobre:
• Objetivo do avaliado com o exercício físico.
• História de atividades e exercícios físicos, pregressa e atual.
• História de patologias crônico degenerativas na família.
• História de patologias pessoais, pregressa e atual.
• Utilização de medicamentos.
• Hábitos como Tabagismo e Etilismo.
 A partir dessas respostas já é possível perceber se o aluno apresenta-se dentro da faixa de risco para o desenvolvimento de doenças crônico degenerativas, o que orientará nossa conduta tanto na administração dos testes quanto na prescrição dos exercícios físicos, tornando nosso trabalho muito mais seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário