MATERIAL
DE ESTUDO 2º BIMESTRE DO 6º AO 3º ANO
CONTEUDO:
FUTSAL
ORIGEM
DO FUTSAL:
O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade
esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras por alguns motivos como o tempo
muito frio do país, e pelo bicampeonato olímpico da seleção do Uruguai e a
demanda de praticantes. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de
uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas
escolas de todo país.
O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de
1934. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de
Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani.
CARACTERISTICA E
REGRAS DO FUTSAL:
- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é
praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo
com a categoria, sendo a medida oficial de 40 x 20.
- A bola de futsal
(categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso
entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar
dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho
(expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições
podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da
categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos), sendo que cada
equipe tem direito a um pedido de tempo em cada tempo.
- O posicionamento de
uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos
e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas
laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas),.
FUNDAMENTOS
DO FUTSAL:
·
PASSE: O passe só acontece quando
há duas pessoas. Passa-se quando um alguém envia a bola para outro alguém. Em
geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça,
com o peito, a coxa, o ombro.
O passe
é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à execução (parte do
corpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade.
Distância Curto -
até 4 metros; Médio - 4 a 10 metros; Longo - acima de 10 metros
Trajetória Rasteira,
meia altura, parabólico.
Execução Interna,
externa, anterior (bico), solado, dorso.
Espaço de Jogo Lateral,
diagonal, paralelo.
Passes de Habilidade Coxa,
peito, cabeça, calcanhar, ombro.
·
DOMÍNIO: é a habilidade de
recepcionar a bola.
Ø TIPOS
DE DOMÍNIO:
Quanto à
Trajetória Quanto à Execução (Recepção)
Rasteira Com os pés, faces
interna, externa e também com o solado.
Meia-altura Com os pés e a
coxa, faces interna e externa.
Parabólica Com os pés,
utilizando o dorso e o solado; Com o peito, a coxa e a cabeça
·
A condução é
quando se leva a bola pela quadra de jogo. Quem ensina a conduzir objetiva
ensinar a melhor maneira de se fazer isso. Entenda-se por melhor, o modo mais
eficaz. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor.
·
O drible é feito com posse de
bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário. Esse
"passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras
apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas
estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a
habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele
que provoca no outro o desequilíbrio.
·
Finta, ao contrário do drible,
é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o
objetivo de obtê-la. O professor que ensina a fintar tem o objetivo de levar a
criança a enganar o seu adversário para receber a bola.
·
O chute surge quando do contato
da criança com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de
um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O
segundo, com o objetivo defensivo. Logo, chute sempre é a mesma coisa, o que
muda é o objetivo.
·
Quem marca tem o
objetivo de desarmar quem tem a bola, tomando-lhe a mesma ou tirando-a; também
objetiva impedir que o adversário receba a bola. Quem ensina a marcar tem o
objetivo de fazer que essas coisas sejam possíveis.
·
MARCAÇÃO
“Disposição
dos jogadores na quadra, com o objetivo de impedir uma ação ofensiva do
adversário”
Tipos de Marcação:
Æ Zona (pressão total ou parcial e meia quadra)
Ë pouco recomendada, pois no Futsal atual, onde os jogadores deslocam-se constantemente sem posições fixas, facilmente o ataque se colocará em vantagem numérica sobre a defesa em determinados setores da quadra.
· Vantagens: pouco desgaste físico, pois cada jogador mantém a sua posição.
· Desvantagens: Se não for bem treinada facilita o erro, possibilita o adversário utilizar dois jogadores em um setor.
Tipos de Marcação:
Æ Zona (pressão total ou parcial e meia quadra)
Ë pouco recomendada, pois no Futsal atual, onde os jogadores deslocam-se constantemente sem posições fixas, facilmente o ataque se colocará em vantagem numérica sobre a defesa em determinados setores da quadra.
· Vantagens: pouco desgaste físico, pois cada jogador mantém a sua posição.
· Desvantagens: Se não for bem treinada facilita o erro, possibilita o adversário utilizar dois jogadores em um setor.
Æ
Individual (pressão total ou parcial e meia quadra)
É a mais utilizada no Futsal atual, onde cada jogador da defesa marca um oponente do ataque por toda a quadra de jogo, isto é, o defensor desloca-se com seu oponente por toda a quadra .
· Vantagens: Contra equipes de pouca condição física; recomendada para equipes iniciantes; facilita identificar o erro.
· Desvantagens: Compromete o sistema de cobertura; facilita o adversário utilizar o bloqueio; a equipe deve ter ótima condição física.
É a mais utilizada no Futsal atual, onde cada jogador da defesa marca um oponente do ataque por toda a quadra de jogo, isto é, o defensor desloca-se com seu oponente por toda a quadra .
· Vantagens: Contra equipes de pouca condição física; recomendada para equipes iniciantes; facilita identificar o erro.
· Desvantagens: Compromete o sistema de cobertura; facilita o adversário utilizar o bloqueio; a equipe deve ter ótima condição física.
Æ
Mista (pressão total ou parcial e meia quadra)
Muito utilizada no Futsal de alto nível, exige muito a coordenação nos movimentos pelos praticantes. Neste tipo de marcação, onde há uma variação entre a marcação por zona e a marcação individual, há uma troca de marcadores em determinados setores da quadra.
· Vantagens: Facilita o sistema de cobertura e diminui o desgaste físico.
· Desvantagens: Contra indicado para iniciantes; erro de coordenação na troca de marcação coloca o adversário em superioridade numérica.
Muito utilizada no Futsal de alto nível, exige muito a coordenação nos movimentos pelos praticantes. Neste tipo de marcação, onde há uma variação entre a marcação por zona e a marcação individual, há uma troca de marcadores em determinados setores da quadra.
· Vantagens: Facilita o sistema de cobertura e diminui o desgaste físico.
· Desvantagens: Contra indicado para iniciantes; erro de coordenação na troca de marcação coloca o adversário em superioridade numérica.
Ø POSIÇÕES DO FUTSAL:
·
Goleiro
"Este é o
responsável por defender e impedir que a bola ultrapasse a linha de gol. (...)
As ultimas regras lhe dão a possibilidade de lançar a bola com as mãos
diretamente para o outro lado da quadra. (...) observa-se que o goleiro de
futsal deverá possuir também as mesmas qualidades técnicas dos demais jogadores
de linha".
·
Fixo
"Sua função básica
é defensiva, porém deve saber o momento exato participar de algumas manobras
ofensivas, como organizadoras, abrindo espaços para os companheiros e chegando
como homem surpresa para o arremate a gol. Este jogador devera também orientar
os colegas durante a marcação e ter um bom senso de cobertura".
·
Alas (direito e esquerdo)
"São os
responsáveis pela construção das jogadas e tem a tarefa de marcar e
atacar".
·
Pivô
"Este é o
responsável pela distribuição das jogadas e, quando acionado, exerce as ações
de finalização e de abrir espaços na área adversária para a penetração de seus
companheiros. A sua característica básica é saber jogar de costas para o
gol".
Ø Sistemas:
“Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras”
Tipos de sistemas:
Sistemas defensivos: Tem como objetivo impedir as manobras ofensivas utilizadas pelo adversário.
Sistemas ofensivos: tem como objetivo chegar ao gol adversário através de manobras pré-estabelecidas.
“Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras”
Tipos de sistemas:
Sistemas defensivos: Tem como objetivo impedir as manobras ofensivas utilizadas pelo adversário.
Sistemas ofensivos: tem como objetivo chegar ao gol adversário através de manobras pré-estabelecidas.
Manobras: “Ações individuais ou coletivas,
aplicadas nos diferentes sistemas de jogo”
Táticas: “Uma gama de estratégias previamente
elaboradas, aplicadas de acordo com os adversários e as condições que envolvem
uma partida”
Ø SISTEMA 2 X 2.
Esse
sistema utiliza dois jogadores e dois no ataque. É o sistema de jogo
mais simples que uma equipe pode adotar. Por essa razão, é o sistema mais
utilizado nas categorias menores, pelos principiantes e pelas equipes de
menor condição técnica.
Esse sistema pode ser considerado a causa primária do sistema 3 x 1 e 1 x 3, pois a formação 2 x 2 se dá tanto como quando a equipe ataca como quando defende. Quando um dos atacantes recua para dar mais estrutura à defesa ou um defensor apóia o ataque tem início o sistema 3 x 1 – 1 x 3. O sistema 2 x 2 não oferece muitas opções de jogadas, em razão da colocação dos jogadores em quadra, o que torna tanto o ataque como a defesa deficientes ou carentes de mais apoio; no entanto, apesar sas limitações, podem-se conseguir bons resultados, principalmente em quadras menores. |
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- X1 é
jogador que atua pelo lado esquerdo defensivo.
- X2 é jogador que atua pelo lado direito defensivo. - X4 é jogador que atua pelo lado esquerdo ofensivo. - X3 é jogador que atua pelo lado direito ofensivo. |
Ø SISTEMA 3 x 1
Esse
sistema se caracteriza pela existência de um jogador fixo na defesa, dois
alas que fazem o vaivém de defesa e ataque e um pivô que joga sempre mais
adiantado, tanto quando ataca como quando defende. É um sistema em a equipe
ataca e defende com três jogadores.
A formação 3 x 1 se dá quando a equipe inicia suas manobras ofensivas no seu setor defensivo com três jogadores, que se movimentam procurando um espaço para receber e tocar a bola até o pivô; quando se defende, cabe ao fixo vigiar a zona central da defesa e aos dois alas, as duas zonas laterais da quadra. O pivô deve se colocar no centro da quadra, tendo como função o primeiro combate ao adversário em qualquer setor da quadra. Nessa formação inicial de defesa podem ocorrer variações de cobertura ou de combate. Por sua vez, a formação 1 x 3 se verifica quando a equipe está no ataque, ou seja, a bola foi tocada ao pivô e os alas avançam para a meia quadra adversária para realizar manobras ofensivas na tentativa de chute a gol. O fixo só deverá ir ao setor ofensivo em casos excepcionais e, quando acontecer, deverá haver cobertura naquele setor. Esse sistema oferece uma gama de opções no que diz respeito a ações ofensivas, e é mais utilizado pelas equipes que possuem jogadores de maior gabarito técnico. |
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- X1 é
jogador que atua no centro defensivo – Fixo
- X2 é jogador que atua pelo lado direito defensivo/ofensivo – Ala - X3 é jogador que atua pelo lado esquerdo ofensivo/ofensivo - Ala - X4 é jogador que atua no centro ofensivo - Pivô |
Ø SISTEMA 1 x 2 x 1 e 2 x 1 x 1
Esses
sistemas de jogo são mais utilizados nos lances de saída de bola no tiro de
meta, onde os jogadores se posicionam adotando esses sistemas com o intuito
de provocar uma reação na marcação da equipe adversária, e logo realizam
movimentações para confundir seus dispositivos defensivos, e conseguir
executar suas jogadas sem que a equipe defensora consiga neutralizar o lance.
Esses sistemas podem ser considerados como variantes de outros sistemas como
o 2 x 2, 3 x 1 e 4 x 0.
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Ø SISTEMA 4 X 0
O
sistema 4 x 0 é o mais moderno posicionamento utilizado no futsal e
caracteriza-se pela colocação de 4 jogadores no setor defensivo na armação
das jogadas. É também conhecido como 4 em linha e exige uma constante
movimentação dos jogadores. Na Europa, principalmente na Espanha, é muito
utilizado em virtude das dimensões das quadras que, quase em sua maioria, são
de 40 x 20 metros.
No Brasil começa a ganhar adeptos porque é um sistema que possibilita uma grande combinação de movimentos e uma alternância de posicionamento que dificultam muito a marcação adversária. O sistema 4 x 0 também oferece amplas opções de jogadas, por esta razão é hoje um dos mais utilizados pelas equipes de alto rendimento. |
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X1 –
atua pelo centro direito e quando sai para o ataque o X4 retorna para o seu
lugar
X2 – Realiza a mesma função que X1 voltando pela lateral X3 – atua pela lateral esquerda e entra pelo meio quando os jogadores X1 e X2 sairem pelo meio X4 – mesma função (pelo lado direito) de X3 |
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